Bom, as opiniões daqueles que jogaram o protótipo parecem favoráveis...
Regras e sistemas a parte, estou mais preocupado com a maneira que essa edição será comercializada.
Convenhamos, livro (na sua forma física, de papel e tinta) é coisa do passado. Ninguém quer mais ficar carregando quilos e quilos de livros na mochila (ou no caso da nossa biblioteca, mala) pra onde for jogar, a maioria das pessoas hoje resolve com um aparelho eletronico (notebook, ipad, celular, etc). Até mesmo livros que não são de jogo hoje já estão cedendo espaço para o Kindle e similares.
Outro problema dos livros é a questão de material, cada mês sai um splatbook novo com novas raças e classes e features diversas, fica um transtorno usar livros. E aindam ais com as erratas, aquilo que você tem na sua casa se torna a cada dia, mais e mais obsoleto.
Mas acredito que os tempos mudaram, não somos nós consumidores que devemos nos adequar ao modelo econômico deles, e sim eles que devem inovar e apresentar um meio mais acessível e conveniente pra gente. Uma ferramenta eletrônica onde você possa "comprar" novos suplementos e existir um database com toda informação, não só as regras, mas também informações gerais sobre settings, divindades, etc, seria interessante, uma espécie de Compendium + Adventure Tools aprimorada.
Claro, aqueles que gostam de livros e gostam de tê-los para colocá-los em suas estantes ainda deveriam ter essa opção.
Minha maior preocupação no momento é: O que vou fazer com meus livros? Pensando nos títulos na minha prateleira, tem menos de meia dúzia (dos mais de 20) que eu poderia tirar algum proveito para a 5e.
|